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5 Dicas para trabalhar no isolamento social

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Eu sei que a gente tá vivendo em um período de excesso de informação, com muitos textos com dicas para trabalhar melhor durante o isolamento social. Mas, como criadora de conteúdo, eu sinto meus dedos coçando para também compartilhar a minha experiência.

Eu trabalho em home office há mais de 1 ano. Confesso: eu adoro. Sou mais produtiva e fã da flexibilidade que me proporciona. Passo os dias produzindo conteúdo e sou privilegiada em poder trabalhar de casa. 

Mas, se você não tem costume com esse modelo, pode parecer estranho e desconfortável no começo. Por isso, aqui eu compartilho algumas dicas que me ajudam a trabalhar melhor em home office.

1. Tenha um espaço para trabalhar e arrume-se

É sério: esta é uma dica “batida”, mas funciona. A questão aqui é entrar no mood de trabalho.

É super importante ter um espaço específico na casa para trabalhar. 

Dessa forma, você também mantém, na medida do possível, uma separação entre casa e trabalho. Acredite, isso é essencial para manter a saúde mental.

Evite trabalhar na cama ou no sofá, porque isso afeta bastante a produtividade.

Monte a sua estação de trabalho em uma mesa e a mantenha o mais organizada possível. E não se esqueça de higienizar com frequência o seu computador. 😉

E nada de ficar de pijama, tá? O ideal é se arrumar (sem exageros, é claro) para entrar na vibe de trabalho.

2. Mantenha a rotina e se livre de distrações

Trabalhando em casa, é mais difícil manter o foco. Netflix e redes sociais estão sempre ali a disposição.

Mas evite esse tipo de distração. 

Principalmente se você está trabalhando com mais pessoas em casa, eliminar pelo menos um ponto de desvio de atenção já ajuda bastante.

Além disso, mantenha uma rotina que seja o mais parecida possível com a anterior.

Levante, tome seu café, arrume-se, leia notícias, tenha um horário de almoço, etc etc. Manter seus hábitos antigos é bom para não sentir um impacto tão forte da mudança.

3. Faça um planejamento e defina o expediente

Esta é uma dica que não vale só para home office.

Fazer um planejamento semanal é interessante para aliviar a ansiedade na segunda-feira. E, claro, para organizar a rotina de trabalho e otimizá-la ao máximo.

Por isso, o ideal aqui é listar as suas atividades e definir prioridades.

Foque primeiro no que é mais importante. E depois faça as demais tarefas. Eu faço isso e me ajuda muito.

No fim do dia, planeje o dia seguinte, atualizando a lista inicial se for preciso. 

Despeje no papel (ou na agenda online) a sua lista de afazeres para tirar esse checklist das suas preocupações na hora de descanso. Já basta o tempo caótico em que vivemos, né?

E não deixe de definir horários para o expediente. E respeitá-los.

Quando se trabalha de casa, é fácil perder a noção de tempo e trabalhar 3 turnos. Eu mesma já fiz isso. E não é saudável.

4. Use ferramentas digitais

Elas estão aí para facilitar nosso dia a dia. Algumas dicas, então.

Para reuniões online: Google Hangouts, Skype

Para gestão de projetos: Trello, Asana, Monday.com

Para otimizar o envio de documentos: pastas compartilhadas no Google Drive, Dropbox, WeTransfer.

5. Faça pausas

Outra dica que vale para a vida é fazer pausa no trabalho para ser mais produtivo.

Eu recomendo o método Pomodoro, que é bem simples de aplicar e estimula o cérebro a ser ágil e a ter mais foco.

Você só precisa de um despertador para marcar o tempo.

Ele consiste em fazer blocos intercalados de trabalho. O passo a passo funciona assim:

  • Trabalhe por 25 minutos sem interrupções, com concentração total
  • Faça 5 minutos de descanso
  • Cada ciclo desses é um Pomodoro. Repita o processo por 4 vezes
  • A cada 4 Pomodoros, faça uma pausa maior de 30 minutos
  • Recomece o processo.

A ideia é manter a disciplina. Se tiver interrupções, cancele o Pomodoro e recomece.

Bônus: aceite os dias não produtivos

Coronavírus, mudança na rotina de trabalho, excesso de informações, preocupações. São tempos complicados, e é difícil mesmo manter a concentração.

Aceite que você terá dias em que o fluxo de trabalho não rola. A produtividade nem dá oi. E tá tudo certo.

A vida é assim mesmo, né? Dias bons e dias ruins. 

Eu aprendi que enfrentar os dias de não produtividade com leveza é essencial. Aprendi a não me cobrar tanto. Não é fácil, mas é fundamental. Recomendo que você tente. 

Espero que esse conteúdo tenha sido útil de alguma forma. Agora também quero dicas que não foram comentadas aqui. Vamos conversar nos comentários?

Este artigo foi publicado originalmente no LinkedIn.

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